Justiça desfaz mais uma parte da operação dos aloprados do Ibama

A Justiça Federal no Tocantins concedeu mais uma liminar determinando o desembargo do frigorífico Cooperfrigu, que atua em Gurupi, região Sul do Estado. O frigorífico havia sido embargado junto com as plantas do Pará na operação dos aloprados do Ibama que tentou pegar carona na operação Carne Fraca. Na sexta-feira, a justiça do Pará já havia mandado desembargar os frigoríficos paraenses.

Segundo a decisão do o juiz federal, a ação do Ibama traria prejuízos econômicos ao Estado do Tocantins. "O processo administrativo ainda se encontra em fase inicial, estando no prazo para defesa, daí a desproporcionalidade na aplicação do embargo (feito pelo Ibama) em vista ao prejuízo econômico a ocorrer não apenas à parte autora, mas para a cadeia produtiva da carne na região Sul do Tocantins", diz parte da decisão.

Como já mostramos aqui, os aloprados ecológicos tentaram jogar gasolina na crise da carne prejudicando os frigoríficos que atuam na região norte. O portal de protonotícias ecológicas, O Eco, afirmou que a presidente do Ibama tentou por duas vezes marcar uma coletiva de imprensa para anunciar a operação.

A ação dos aloprados foi abafada pelo próprio Ministro do ½ Ambiente. Sarney Filho divulgou um vídeo no qual pede desculpas pela inoportunidade da operação. O ministro disse que não foi avisado pelo Ibama, mas não falou nada sobre o que faria se tivesse sido.

Comentários