AO VIVO: Donald Trump anuncia saída dos EUA do acordo de Paris sobre mudanças climáticas


Anúncio do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Acordo de Paris. Vários meios de comunicação informam desde ontem que Trump já decidiu que vai retirar os EUA do acordo de Paris sobre alterações climáticas assinado em 2015 por Obama. Segundo o site Axios, citado pela agência Reuters, Trump trabalha nos pormenores da decisão. O presidente pode anular formalmente a assinatura do acordo de Paris, opção que pode demorar três anos, ou retirar os EUA do tratado das Nações Unidas onde se baseia o acordo sobre as alterações climáticas. Uma decisão mais rápida, mas também mais drástica. O anúncio será feito em instantes e será transmitido ao vivo.


O acordo de Paris foi assinado por 195 países, entre eles o Brasil, em dezembro de 2015 com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e conter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius.


Obama comprometeu os EUA em Paris a reduzir suas emissões de CO2 de 26 a 28% até 2025, em comparação com o nível de 2005. Para este efeito, Obama autorizou a Agência de Proteção do Ambiente a forçar as indústrias de carvão a reduzir as suas emissões de dióxido de carbono.

O Brasil se comprometeu com o dinheiro dos produtores rurais a recuperar milhares de hectares de florestas e pastos degradados. Se Trump sair do acordo, valerá a pena o Brasil continuar nele?

Foto: Gage Skidmore

Veja ainda:

Cortesia com o chapéu alheio

Quem vai pagar o custo do acordo de Paris é o produtor rural brasileiro

Não queiram pendurar essa conta no setor agrícola, diz Blairo sobre o acordo de Paris

Governo quer que produtores rurais reflorestem uma área do tamanho de duas Franças

Comentários