O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, disse nesta quinta-feira (22) em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que ficou incomodado com a admoestação da Noruega ao presidente Michel Temer. "Me incomodou muito ver hoje a reportagem... o Presidente Temer está indo à Noruega e vai levar puxões de orelha da Noruega porque a Noruega doou U$ 3 bilhões de dólares para a preservação, o Fundo Amazônia, e o Brasil não está cumprindo as suas tarefas".
Em visita oficial à Noruega o Presidente Michel Temer foi cobrado em relação às contrapartidas ao dinheiro "doado" ao Brasil pelo país nórdico, que é um grande exportador de petróleo. O recurso, que deveria ser usado para incentivar a conservação da Amazônia, está servindo para financiar as ações de repressão do Ibama contra os brasileiros que vivem na região. Durante a vista, Temer foi informado que as doações serão cortadas pela metade em retaliação a algumas medidas no Governo na região.
Em resposta aos Senadores da Comissão de Relações Exteriores, o comandante do Exército fez uma avaliação profunda da atuação de ONGs internacionais na Amazônia. Segundo ele, o Brasil tem uma fraca percepção do que chamou de "fronteiras virtuais" e por essa razão sofre constantes invasões em sua soberania sem perceber.
Como exemplo de invasão dessas fronteiras virtuais, Villas Boas mencionou a visita que o Rei Harald V, da Noruega, fez a uma aldeia na Amazônia sem fazer qualquer comunicado às autoridades brasileira como se a Terra Indígena fosse um estado autônomo.
A visita, promovida por uma ONG norueguesa, a Rainforest Foundation Norway, e outra brasileira, o ISA, ocorreu entre os dias 22 e 25 de abril de 2013 e só foi comunicada pela casa real da Noruega uma semana depois do retorno do rei ao seu país. "Penso que foi uma viagem fantástica, incrivelmente boa", declarou Harald V na ocasião.
Veja a declaração do General Villas Bôas:
Esse final de semana publicarei um vídeo mais longo e uma avaliação mais aprofundada das declarares do general Eduardo Villas Bôas.
Veja também:
Brasil venderá a Amazônia para Noruega e Alemanha por R$ 2,8 bilhões?
Noruega financia repressão ambiental contra o povo brasileiro na Amazônia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
O PRESIDENTE DO BRASIL LEVA PUXÕES DE ORELHAS DO MUNDO INTEIRO POR COMANDAR UMA CORRUPÇÃO SISTEMICA E COM ISSO PERDE A MORAL COMO ADMINISTRADOR DESTE IMENSO BRASIL OU AS FORÇAS ARMADAS ADMINISTRAM O BRASIL OU O BRASIL VAI SER INVADIDO POR PENETRAS DA POLÍTICA INTERNACIONAL !!!!
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.