Em entrevista ao site Notícias Agrícolas, o presidente da Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo) afirmou que a industria frigoríficos deve ser reorganizar nos próximos meses. "Enxergamos toda essa situação como uma oportunidade para pequenas e médias indústrias. É possível que em seis meses tenhamos uma realidade diferente nesses mercados", disse Salazar ao jornalista Aleksander Horta.
Acompanhe a entrevista:
O envolvimento da JBS em escândalos de corrupção provavelemnte levará à desorganização do elo industrial da cadeia da carne no Brasil. O assunto foi tema de reunião na CNA na semana passada e a conclusão foi parecida.
Para Salazar a estratégia do JBS de adquirir plantas e manter parte delas fechadas pode facilitar a entrada de novas empresas no mercado e o fortalecer de outras já operantes. Na visão do presidente da Abrafrigo, a participação da JBS deve cair no mercado interno, mas é improvável que a saída da empresa resulte em mais concentração de mercado. "Confiamos que a política brasileira não erre pela segunda vez. Não teremos um novo BNDES como financiador", diz Salazar.
Exportações
No mercado externo as mudanças podem demorar mais tempo para acontecer. Segundo Salazar, ocupar o espaço da JBS exigiria a "realização de contratos e busca de clientes", que leverá maior espaço de tempo.
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.