Tão logo encerrou a visita oficial de Michel Temer a Oslo, o governo da Noruega divulgou nota admitindo anunciou o corte do repasse ao Fundo Amazônia com base em dados não confirmados. O ministro do Meio Ambiente da Noruega anunciou o corte de 50% do repasse ao Fundo Amazônia. O afobado ministro do Clima, Vidar Helgesen, disse que “as regras do fundo forçam o corte”, mas não conferiu os dados de desmatamento.
O número disponível para o desmatamento do ano-base 2016 é preliminar. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) só divulga o dado oficial no mês novembro depois de uma conferências dos números preliminares. A Noruega só poderia anunciar se haveria ou não corte no repasse depois do anúncio do dado oficial consolidado.
Na opinião deste blogger, Sarney Filho jogou a Noruega para cima de Michel Temer para se cacifar dentro do Governo brasileiro e derrotar o peso político da bancada do Pará. Depois da repercussão negativa no Brasil, até com manifestação pública dos militares, os dois ministros, do Brasil e da Noruega, correram para tentar minimizar o episódio. Sarney Filho convocou uma coletiva no Brasil e ministro norueguês divulgou a nota lá.
O interesse de Sarney Filho é mais alinhado com o interesse da Noruega do que com o interesse do Brasil e dos brasileiros, sobretudo dos brasileiros da Amazônia. O ministro não relutou em criar uma saia justa para Michel Temer para conseguir o que queria. Sarney Filho deveria ser exonerado.
Em tempo, o desmatamento legal feito na Amazônia pela empresa Norsk Hydro, que pertence a Noruega, também conta nos dados do Inpe que levam ao cálculo dos repasses do Fundo Amazônia. O dado oficial do desmatamento não (des)considera a supressão de vegetação feita com autorização dos órgãos descentralizados de meio ambiental.
Aliás, se Temer quer mesmo reduzir o desmatamento, basta descontar a supressão legal. Sarney Filho jamais fará esse desconto, porque não interessa a ele e às suas ONGs que o número seja reduzido. Quando mais desmatamento, mais razões têm as ONGs para acusar o Brasil e para enfiar a mão dos bolsos das fundações internacionais e arrumar financiamento para projetos milionários. Temer precisa determinar esse desconto.
Veja aqui a íntegra da nota divulgada pelo Governo norueguês.
Imagem: Print de vídeo de www.planalto.gov.br
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.