Parlamentares ligados ao setor rural pressionarão Governo por prorrogação do CAR

Parlamentares da bancada ligado ao agro pressionarão o congresso para que seja aprovado um projeto de lei que prorroga o prazo do cadastro ambiental rural (CAR) para 2018. O prazo estabelecido pelo novo Código Florestal vence no próximo dia 5 de maio.

O Projeto com tramitação mais avançada na casa que trata desse assunto tramita no Senado e é de autoria do senador Romero Jucá (PMDB). O texto já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e agora depende de um parecer do Senador Jorge Viana, ligado ao movimento ambientalista, para ser apreciado pela Comissão de Meio Ambiente.

Dados divulgados na ultima quinta-feira, dia 18, pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), mostra 34% da área cadastrável ainda estava fora do CAR em 31 de janeiro. Os números também mostram uma redução no ritmo de inclusão de novas áreas em relação ao mês anterior. Veja mais detalhes aqui.

Os parlamentares afirmam que atrasos na implementação do sistema federal e problemas nos estados e municípios prejudicaram os produtores.

Apesar da colaboração que setor rural tem demonstrado até agora, se o prazo não form prorrogado, cerca de 120 milhões de hectares, área correspondente ao dobro da área agrícola do Brasil, pode ficar fora do CAR.

O diretor geral do SFB, Raimundo Deusdará, lembra que o CAR é obrigatório e quem não cadastrar a propriedade dentro do prazo perderá benefícios e ainda poderá “ter constrangimentos”.

Para a próxima semana, um grupo de parlamentares está organizando uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para pedir a prorrogação do prazo do CAR. Eles também se preparam para discutir a questão em uma audiência pública no início de março.

Com informações do Canal Rural e foto da Frente Parlamentar da Agropecuária

Veja também:

Comentários