Mais da metade dos imóveis rurais de Rondônia ainda estão fora do Cadastro Ambiental Rural

Faltam menos de três meses para fim do prazo para que os proprietários rurais façam seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo estabelecido em lei vence no próximo dia 6 de maio de 2016. Mais da metade dos imóveis rurais do estado de Rondônia ainda não foram cadastrados, segundo dados informados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e divulgados em um jornal local. Os números da Sedam diferem dos números informados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com os números publicados na página oficial do Governo do Estado, Rondônia tem em torno de 46% da meta de 120 mil imóveis rurais cadastros na base federal. Os municípios de Alvorada do Oeste, Cujubim, Nova União e Machadinho do Oeste tem menos de 25% dos imóveis cadastrados.

De acordo com o jornal local, os números divulgados pela Sedam levando em conta a base fundiária do estado. Já dos dados do MMA tem como base as próprias estimativas do Ministério.
De acordo com o último relatório do MMA, até dezembro de 2015, Rondônia tinha mais de 80 da área cadastrável incluída no CAR
O Governo estadual pretende fazer mutirões de Cadastro. Os proprietários com imóveis rurais de até 240 hectares devem procurar os escritórios da Sedam e da Emater para fazerem a inscrição CAR gratuitamente.

O coordenador do CAR em Rondônia, engenheiro Arquimedes Ernesto Longo, alerta para o prazo final de inscrição no CAR e lembra que no bioma Amazônia para liberação de linhas de crédito para produtores rurais já é obrigatório o cadastro, conforme a Resolução 3.545 do Banco Central. Bem lembrado.

Veja aqui a matéria do jornal local que apresenta os dados: Rondônia atinge 46% da meta do Cadastro Ambiental Rural

Fotos: Secom - Governo de Rondônia

Comentários