Saiba quais serão os Estados mais prejudicados com o fim do prazo do CAR

A pouco mais de dois meses para o fim do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), quatro estados ainda tem mais de 80% da área cadastrável fora do sistema. Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Paraíba cadastraram menos de 20% da área até 31 de janeiro de 2016.

Parlamentares da bancada ligado ao agro pressionarão o congresso para que seja aprovado um projeto de lei que prorroga o prazo do cadastro ambiental rural (CAR) para 2018 (Veja aqui). O prazo estabelecido pelo novo Código Florestal vence no próximo dia 5 de maio.

No momento em que todos esperavam uma aceleração no ritmo de cadastramento, os dados divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro referentes ao mês de janeiro de 2016 mostram uma redução de 25% na área cadastrada em relação ao mês de dezembro de 2015 (Veja aqui). De acordo com o boletim, até janeiro de 2016 foram cadastrados 2,29 milhões de imóveis rurais cobrindo uma área de 262.813.498 ha. A velocidade do cadastramento caiu, sendo cadastrados cerca de 152 mil ha/dia frente aos 224 mil ha/dia no mês anterior.

Caso perdure o ritmo atual, cerca de 120 milhões de hectares podem ficar fora do CAR. A área equivale a duas vezes a área ocupada com agricultura no país hoje. Os estados da região Nordeste devem ser os mais prejudicados. Sem o Maranhão, que também pertence à Amazônia Legal e tem altos índices de cadastramento, 78% da área cadastrável do Nordeste ainda está fora do CAR.

Apesar desse cenário a Ministra do Meio Ambiente, Izaella Teixeira, continua negando qualquer iniciativa de prorrogação do prazo (Veja aqui).

Aviso aos navegantes: O CAR só pode ser prorrogado através de Medida Provisória. Não há tempo hábil para a tramitação normal de um Projeto de Lei no Legislativo.

Veja ainda:

Comentários