#TheFrigos Crise faz subir o lucro dos frigoríficos

Por que? Porque os frigoríficos se aproveitaram das operações Carne Fraca, Carne Fria e da polêmica sobre o Funrural para pressionar o mercado nas duas pontas. Embora os preços da carne estejam menores pela retração do consumo, o produtor rural tem recebido menos pelo boi porque o mercado parou. Os grandes frigos estão dando férias coletivas e acelerando o processo de fechamento de plantas e controle do mercado.

Sem referência para o preço da arroba após as operações da Polícia Federal (Carne Fraca) e do Ibama (Carne Fria) e com a volta Funrural, o mercado do boi desapareceu. Segundo levantamento da Scot Consultoria, nos últimos seis meses os preços de 22 tipos de cortes de carne caíram 12% no atacado em São Paulo e 4,6% no varejo. Apesar disso, a margem dos frigoríficos aumentou durante o período.

Os preços do boi e da carne já estavam enfraquecidos no mercado brasileiro, mas o movimento se intensificou após a divulgação da operação. O Indicador do boi gordo Esalq/BM&FBovespa acumulou recuo de 3,72% em março. Entre 29 de março e 5 de abril, o Indicador caiu 5,5%, a R$ 133,98 na quarta-feira, dia 5.

Embora as operações tenham causado embargos temporários por parte de importantes compradores externos, o volume de carne bovina exportada pelo Brasil aumentou 24% de fevereiro para março.

Para o presidente da consultoria, Alcides Torres, o cálculo da margem dos frigoríficos é feito comparando os preços da carne no varejo e no atacado com a valor pago ao produtor pela @ do boi. “Pela ótica dos indicadores, a situação melhorou para os frigoríficos”, disse Torres ao Canal Rural.

Veja também: Produtores são as grandes vítimas, diz presidente da CNA



Comentários