Governadora do Pará fala sobre a Reserva Legal na Amazônia

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT-PA) concedeu entrevista ao blog Perereca da Vizinha. Em parte da entrevista a governadora falou sobre a redução da Reserva Legal no Pará de 80% para 50%. Leia o trecho:

Perereca da Vizinha: Muitas dessas iniciativas não vêm ainda dos tempos dos tucanos, como é o caso do Zoneamento Econômico-Ecológico?

Ana Júlia: Se montou o macro Zoneamento Econômico-Ecológico. Veja bem: só posso alterar a reserva legal, que hoje é de 80% em toda a Amazônia, depois que fizermos o Zoneamento Econômico-Ecológico na escala de 1 para 250 mil. É isso que o Governo do Estado está fazendo. Contamos com o apoio do Governo Federal? É claro. O presidente Lula assinou um decreto que permitiu esse zoneamento na escala de 1 para 250 mil, que é uma escala mais detalhada, que permite que a reserva legal seja alterada, nas áreas já desmatadas, de 80% para 50%, que é o que vai ocorrer em quase toda a borda Leste do estado, porque é uma área que já foi quase toda desmatada, mas que vai ter recuperação de reserva legal. Então, essa questão pode ter começado com o macro-zoneamento. Mas, o que terá efeito prático, inclusive para a vida do cidadão, é isso que estamos fazendo.

Perereca da Vizinha: Essa redução da reserva legal de 80% para 50% não vai na contramão do mundo?

Ana Júlia: Essas áreas não têm nem 50% de reserva. Então, pelo contrário: as pessoas vão é recuperar a reserva legal, elas vão plantar. O decreto que assinamos diz de que forma as pessoas podem recuperar a reserva. Queremos fomentar que elas façam isso e ganhem dinheiro ao mesmo tempo. E quando você refloresta, com qualquer que seja a espécie, você está seqüestrando carbono da atmosfera - é uma forma eficiente de contribuir para o clima do planeta. Então, isso é mudança estruturante. Se hoje estamos podendo vender a nossa carne e até ampliamos a exportação para a Venezuela, é porque fizemos o dever de casa.

----------------------------------------
Em tempo, os frigoríficos do Pará foram proibidos de comprar o boi do Pará pelo Ministério Público Federal, então o Pará tem exportado boi vivo para ser abatido nos frigoríficos da Venezuela que não têm que assinar nenhum TAC com o Ministério Públicodo. Se quiser, leia a entrevista completa na perereca da vizinha.

Comentários