Reserva Legal não é área (in)útil

Recebi hoje um novo comentário para o post do blog onde traço as linhas gerais para a minha opinião sobre a reserva legal (Posição oficial deste blogger sobre o Código Florestal e a Reserva Legal).

O comentário é assinado por um leitor chamado Raul e eu gostaria de aproveitar o ponto levantado pelo leitor para tentar jogar um pouco de luz sobre um argumento mais ou menos freqüente no debate sobre o código florestal.

Redigi uma carta stressando alguns pontos levantados pelo leitor. A carta e o comentário podem ser lidos no arquivo que segue: Faça o download da carta resposta

Comentários

Luiz Henrique disse…
Ciro,
Áreas de Reserva Legal impostas aos produtores brasileiros é um absurdo sem tamanho, é uma apropriação do patrimônio privado e foi muito bem exposto por você.
Agora, qual o motivo de na Floresta Amazônia esta reserva ser de 80%. Na minha cabeça esta claro, vem da influência no governo, principalmente na era FHC, de organizações ambientais financiadas por mercados externos.
É só pensar na alei que rege a RL, “E proibido o corte raso”, o que querem é madeira de primeira, pois isto não conseguem produzir, mas competir com os produtores brasileiros em carne, cereais, fibras etc, etc, nem pensar!
emanuel disse…
Muito bem Ciro. Excelente argumento de que deve ser do Estado ou da sociedade como um todo o ônus de prover à sua popuação serviços ambientais e nao apenas dos produtores rurais como querem os países ricos e, pasmem, nosso governo. A CNA deveria fazer uma campanha para explicar isso os habitantes urbanos e aos atores da TV Globo que alimentos nascem na prateleira dos supermercados.