Veja como nasceu a Reserva Legal de 80%

Em 1996 o Brasil experimentou um recorde histórico de desmatamento. A comunidade internacional pressionou forte o então presidente Fernando Henrique Cardoso para que tomasse providências. Em agosto de 1996 o plano Real engatinhava o Presidente e sua equipe econômica trabalhavam duramente para mantê-lo de pé. Tudo o que eles não precisavam era do movimento ambiental internacional perturbando-lhes o juízo. Resolveram então jogar um grande osso aos cães, de forma absolutamente pragmática, resolveu atender às exigências internacionais e deu a ordem de aumentar a Reserva Legal na Amazônia aos seus subordinados. Assim nasceu a Medida Provisória 1.511 que foi alterada várias vezes até virar a medida provisória vigente até hoje, 13 anos depois, com o nº 2.166. O presidente Fernando Henrique se livrou de um problema circunstancial e criou um problema crônico aos brasileiros da Amazônia que, afinal, não têm mesmo peso político.

O depoimento do Ministro Reinold Stephanes aconteceu ontem na Comissão Especial do Código Ambiental e pode ser visto na íntegra no site da comissão

Leia a exposição de motivos que acompanhou a alteração: Exposição de Motivos Nº 019/96

Comentários

Luiz Henrique disse…
Para nos, este fato não é novidade, mas quando dito por um Ministro de Estado (que merece nosso respeito), nossos comentários e observações anteriores tem mais valor.
O produtor brasileiro e principalmente o povo amazônico, eram e continuam sendo moeda de troca para o governo do Brasil.
Não seria mais justo, se ao invés do povo, a produção destes ser a moeda de troca?
Luiz Prado disse…
A JUSTIFICATIVA DE SUSTENTAÇÃO DO PLANO REAL NÃO CABE. A DECISÃO FOI UM SIMPLES DEMONSTRAÇÃO DE AUTORITARISMO E DE SUBSERVIÊNCIA DE FHC ÀS OPINIÕES DA IMPRENSA INTERNACIONAL E DOS PRÍNCIPES CHARLES DA VIDA. PRATINI DE MORAES NÃO ESTAVA LÁ TÃO INTERESSADO NO ASSUNTO PORQUE OS PRODUTORES RURAIS AMAZÔNIDAS NÃO TINHAM REPRESENTATIVIDADE, E O ATO FOI ASSINADO POR FHC, POR PRATINI E POR...SAR-NEY-ZI-NHO.. QUE FOI MINISTRO DE MEIO AMBIENTE E ENTROU PARA O PARTIDO VERDE NUMA EXTENSÃO DOS TENTÁCULOS DA FAMÍLIA SARNEY.