Entidades ruralistas divergem sobre prorrogação do prazo do CAR

Sociedade Rural Paulista do Brasil X Confederação Nacional da Agricultura
A 30 dias do final do prazo para que os produtores rurais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), mais da metade dos estabelecimentos rurais do Brasil ainda não foi registrada. O setor produtivo continua acreditando que pode haver uma prorrogação para além de 5 de maio, por meio da publicação de uma Medida Provisória pelo governo federal. Mas entidades ruralistas ainda divergem sobre o tema.

O presidente da comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus, defende o adiamento. “Nós não estamos vendo agilidade na análise dos cadastros, embora o prazo ainda esteja aberto”, diz. “Uma pessoa que fizer o cadastro depois de 5 de maio vai receber o recibo, mas, aos olhos da lei ele não vai valer nada”, completa Justus.

Já o presidente da Sociedade Rural Paulista do Brasil (SRB), Gustavo Junqueira, é contra a prorrogação. "Adiar o CAR não terá efeito positivo", diz o Presidente da SRB. "De mais a mais, quem já fa fez o CAR vai se sentir idiota por conta de quem ainda não fez", completa Junqueira (ouça aqui a declaração).

O Governo, por seu lado acanhado, já reconhece que o Cadastro não será concluído no prazo (veja aqui), mas continua negando que haja necessidade de prorrogação (veja aqui).

Este blog conhece pessoas já fizeram o CAR e acham que idiota é deixar 30% da malha fundiária do país fora do CAR para agradar ONGs ecofundamentalsitas. Mas este blog também entende o posicionamento da Sociedade Rural Paulista do Brasil. Afinal de contas, não é um trabalho fácil se cacifar junto às ONGs para assegurar espaço em um eventual governo Marina Silva. Isto pode até ser útil no futuro... vai saber.

Ademais, este blog também já avisou que falar em prorrogação dá azar.

Comentários