Mais um dos grandes homens da pecuária que nos deixa: Morre no Mato Grosso o pecuarista Sebastião Bueno Xavier

Faleceu, no último dia 29 de março, o pecuarista Sebastião Bueno Xavier. Conhecido no estado de Mato Grosso como "Chico Preto", Sebastião Xavier fez parte da história do estado e foi agente ativo da ocupação e da formação da nação brasileira.

Açougueiro no estado do Paraná, Chico Preto migrou para o Mato Grosso em 1986. Homem de pouco estudo, mas com grande visão de futuro e índole empreendedora chegou no Mato Grosso como a maioria dos pioneiros, sem nada.


Estabeleceu-se no estado abrindo fazendas e fundando frigoríficos na zona de fronteira agrícola. Abriu plantas em Colíder, Alta Floresta, Vila Rica, Juara e Cuiabá. Foi a locomotiva que arrastou parte da atividade primária e ajudou a dinamizar a ocupação de Mato Grosso..

Foi também responsável para implantação do primeiro curtume do estado de Mato Grosso, na cidade de Colíder.

"Começou como todo empresário antigo, do nada", disse o Senador Blairo Maggi em homenagem prestada ontem na Comissão de Agricultura do Senado Federal. Entre fazendas e frigoríficos, os negócios de Sebastião Bueno Xavier chegaram a empregar diretamente mais de 5000 funcionários.

Sebastião Bueno Xavier, o Chico Preto, faleceu aos 83 anos. Deixou esposa, filhos, netos. Deixa não apenas uma família, mas também um país. "Mais um dos grandes homens da pecuária, mais um dos grandes bandeirantes que ajudaram a construir o Brasil que nos deixa", disse o Senador Blairo em sua homenagem.

Este blog se soma à homenagem prestada pelo Senador Blairo.

Esteja em paz, Chico Preto.



Comentários