De olho nos votos dos índios

Sarneyzinho Filho fazendo campanha antecipada entre os índios do Maranhão, onde pretende ser candidato ao Senado Federal

O ministro do ½ Ambiente, Sarneyzinho Filho, está em plena campanha ao Senado Federal. Sarneyzinho inspecionou pessoalmente na última quinta-feira (28/09), os trabalhos de combate ao fogo na Terra Indígena Porquinhos, no Maranhão. Vivem na área cerca de 900 eleitores indígenas de etnia Canela.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no mês de setembro foram registrados mais de 14 mil focos de incêndio no Maranhão. As queimadas já destruíram plantações e parte da vegetação nativa nas reservas. Cerca de 300 brigadistas estão espalhados nos municípios de Amarante, Barra do Corda e Grajaú.

Acompanhado da presidente do Ibama, Suely Araújo, e do chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias, o ministro sobrevoou as áreas atingidas. Em reunião com os brigadistas, Sarney Filho anunciou a destinação de recursos para reforçar o trabalho do Prevfogo área.


Na Terra Indígena Porquinhos, 12 índios estão contratados para auxiliar os brigadistas. A a ideia dos gênios da ecologia é engajar as comunidades na realização desse trabalho. Mas os indígenas contratados perderão a renda quando o fogo for debelado. Logo...

Os Canelas receberam o ministro com danças e fizeram pedidos. O cacique José Aroeira informou que eles querem que o governo os ajude a construir casas de alvenaria. “Os desmatamentos em torno da reserva dificultam a construção de casas típicas, além de interferir na caça e no clima. Além disso, não há mais palha suficiente para a construção e reforma de moradias”, destacou ele.

Aliás, é lícito fazer campanha antecipada com a verba pública do Ministério do ½ Ambiente??

Com informações de imagem do M½A

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários