Equipes de bombeiros monitoram novos focos de incêndio na Floresta Nacional de Brasília


O capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), Ronaldo Reis, disse hoje (18) ainda há duas equipes na Floresta Nacional (Flona) de Brasília monitorando novos focos de incêndio. Uma queimada de grandes proporções atingiu a Floresta Nacional por volta das 11h desse domingo (17). Dois focos foram localizados às margens da BR-070. O fogo ganhou força e ameaçou chegar às chácaras da região do Incra 7. De acordo com os bombeiros, as chamas foram contidas por volta das 23h. Nenhuma chácara foi atingida.

Para Reis, o clima e a vegetação do cerrado, além do vento e da seca, colaboraram tanto para o início dos focos quanto para o alastramento das chamas. “A área atingida é de reflorestamento. A vegetação rasteira e verde provoca muita fumaça, Isso dificulta a visibilidade no combate às chamas”.


Assim que o incêndio começou, cerca de 400 pessoas faziam trilha no parque da Flona, mas conseguiram sair sem maiores preocupações, pois o fogo seguiu em sentido contrário. Os bombeiros foram chamados e, de imediato, começaram o combate às chamas.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um avião sobrevoará a região para calcular o tamanho da área atingida pelo incêndio. O resultado deve ser divulgado hoje (18) à tarde.
Apenas no dia de hoje, outras 145 Unidades de Conservação e 114 terras indígenas apresentavam focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Veja também: Prevenção e controle de incêndios do Ibama alcança apenas 11% da área protegida do país

Com informações da Agência Brasil e imagem de Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários