Jornalismo ambiental chapa branca


O site de ambientalismo sensacionalista O Eco é chapa branca. Quem conhece a história do portal sabe que eles já nasceram chapa branca. Obra do falecido Marcos Sá Correa. Depois que o Blog do Código Florestal passou a divulgar relatórios diários sobre incêndios em Unidades de Conservação (UCs), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela proteção da UCs, passou a divulgar relatórios diários sobre o combate aos incêndios feito pelo órgão.

Desde o início de setembro nunca houve menos de 100 unidades de conservação em chamas no Brasil. O relatório do ICMBio mostra o combate em apenas seis ou sete unidades, menos de 10% do total.

Além disso, o relatório do ICMBio mostra a queima de quase 400 mil hectares em 5 das 7 unidades onde há combate. Não há no relatório do ICMBio qualquer informação sobre o que está sendo feito para combater incêndios nas outras 108 áreas protegidas, nem nas 87 Terras Indígenas, que apresentam foco de calor no dia hoje.


Mas o que fez o site O ECO, sempre tão combativo quando o assunto é o desmatamento da Amazônia?

Reproduziu o release do ICMBio na página Wikiparques. Veja aqui. Não fez uma única crítica ao descaso com as queimadas que destroem quase duzentas áreas protegidas no país. Não fez nenhum cálculo sobre quanto C02 está sendo emitido pelas queimadas nos parques. Não fez qualquer referência à incompetência do ICMBio na regularização das Unidades de Conservação.

Este blogger sempre achou que O Eco é chapa branca. Este blogger continua achando que O Eco é chapa branca.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários