Sarney Filho assustado e preocupado


O ministro do ½ Ambiente, Sarneyzinho Filho, disse hoje ter ficado assustado e preocupado com os dados de uma pesquisa da Agência Nacional de Águas (ANA) que aponta que setenta por cento dos municípios do Brasil não possuem estação de tratamento de esgoto. O levantamento da ANA, batizado Atlas Esgotos, traz o diagnóstico da coleta e do tratamento de esgotos em cada um dos 5.570 municípios brasileiros. Mostra ainda o impacto do lançamento da carga orgânica de esgotos, vulgarmente conhecida como bosta, em açudes, rios e no oceano.

Este e outros dados estão do Atlas Esgoto: Despoluição de Bacias Hidrográficas, lançado na terça-feira (26), em Brasília. De acordo com o Atlas Esgoto, mais de 110 mil quilômetros de trechos de rios estão com a qualidade comprometida devido ao excesso de carga orgânica, sendo que em mais de 75% desses trechos não é permitido o abastecimento público devido à poluição.


Os maiores desafios estão concentrados no Norte do país. O atlas revela, ainda, que apenas 14% dos municípios tratam pelo menos 60% do que é coletado, e a maioria desses municípios está localizada na região Sudeste do país.

O Atlas Esgotos mostra para alcançar a universalização do esgotamento sanitário na área urbana do país seriam necessários cerca de R$ 150 bilhões em investimentos, tendo como horizonte o ano de 2035. Cerca de 50% dos municípios que precisam de serviço de tratamento convencional de esgoto, demandam 28% do valor estimado. Já 70 dos 100 municípios mais populosos requerem uma solução complementar ou conjunta e concentram 25% do total de investimento.

“O Brasil precisaria investir pelo menos R$ 16 bilhões por ano, e nós nunca chegamos nesse número”, diz o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Veja aqui porque e como o ambientalismo brasileiro ignora problema ambientais sérios como o saneamento básico: Ibama gasta apenas 0,5% dos recursos fiscalizando poluição. 91% do esforço de fiscalização é dirigido para Amazônia.

Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários