Por que o Ministério da Agricultura não atua na reforma do Código Florestal

Onde está e o que faz o Ministro da Agricultura?
Foto: Divulgação MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e a ministra do ½ Ambiente, Izabella Teixeira, se reuniram ontem, segunda-feira (31), com senador Jorge Viana, relator da reforma do Código Florestal na Comissão do Meio Ambiente no Senado. Florence e Izabella apresentaram uma posições acertada entre os dois ministérios, a Contag e a Via Campesina e sugeriam a criação de uma seção específica para a agricultura familiar no novo Código Florestal a ser votado na Casa. “É um visão conjunta do Governo com as representações da agricultura familiar. Estamos buscando os melhores caminhos para a produção sustentável neste segmento”, destacou Afonso Florence.

Durante a tramitação do Código Florestal na Câmara dos deputados os ambientalistas do governo tentaram de todas as maneiras retirar do texto a isenção de Reserva Legal para propriedades de até quatro módulos fiscais. Não conseguiram em razão da resistência heroica do Deputado Aldo Rebelo. Uma vez que o texto do Senado precisa ser ratificado pela Câmara, Florence e Izabella sabem que não podem mais mudar esse ponto no texto, uma vez que a Câmara derrubaria. As sugestões dos ministros são pontuais em relação ao texto origina.

Impressionam nesses casos a completa indolência do Ministério da Agricultura. Os ambientalistas e a pequena agricultura estão constantemente sendo representadas junto aos senadores paras pastas do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário enquanto médios e grandes produtores padecem reféns de um ministério aparelhado pelo PMDB e que se eximiu de representar o setor. O Ministério da Agricultura não é mais da Agricultura, é um ministério do Michel Temer. Não representa a Agricultura, representa o Michel Temer.

Os produtores rurais deveriam tomar de volta seu ministério.

Comentários