Arroz criminoso

A Embrapa Amazônia Oriental, situada em Belém, anunciou uma nova variedade de arroz, ideal para ser cultivado nas várzeas amazônicas. Os pesquisadores da Embrapa levaram 15 anos para chegar à variedade BRS Tropical e estimam que ela possa ser utilizada em uma área de três milhões de hectares de estuários na Amazônia. Segundo a Embrapa, se as sementes forem devidamente cultivadas, garantem uma produtividade média de 6 toneladas por hectare, boa tolerância a doençasa e permite duas a três safras por ano

Só tem um problema, de acordo com o Código Florestal, as margem de rio, onde ficam as várzeas, são APP. Plantar arroz em várzea é crime de acordo com a lei mais avançado do mundo.

Comentários

Luiz Henrique disse…
No Paraná, no primeiro mandato do ex governador Álvaro Dias, foi lançado o Programa de irrigação e drenagem denominado Pró-Varzea.
Quando então já na gestão do governador Roberto Requião, estes agricultores que aderiram ao Pró-Varzea, passaram a ser perseguidos pelo IAP e Policia Ambiental (Força Verde) por não possuírem Reserva Legal em suas propriedades.
O interessante é que quando ainda Álvaro Dias era governador, alguns destes produtores foram homenageados e premiados, já no Governo de Roberto Requião, um numero destes produtores premiados e homenageados foram até presos por não estarem atendendo ao Código Florestal.
As manifestações de revolta entre os produtores foram grandes e em 2005, o Governo do Estado (em concordância com o Ministério Publico e IBAMA), passou a permitir o plantio de arroz em Várzea, ou melhor, passaram a não mais perseguir os plantadores de arroz em várzea por não possuírem Reserva Legal.