O Expurgo Justificado

Começou em dezembro passado a transferência das famílias que vivem no Parque Estadual da Serra do Mar, no entorno da rodovia Anchieta, que liga a capital à Baixada Santista. O plano da Secretaria Estadual do Meio Ambiente quer restaurar áreas de antigas ocupações e que hoje retalham a Unidade de Conservação. Nesta primeira etapa de desocupação foram retiradas 20 famílias da região de São Bernardo do Campo.

As casas onde moravam já foram demolidas. No final de janeiro deve começar a transferência de mais 800 famílias. O objetivo da secretaria é remover do parque, até 2012, 5.350 famílias no total, dos bairros Cota 400, 200, Água Fria, Pilões, Sítio Queiroz e Pinhal do Miranda.

Como as populações não são tradicionais ou ribeirinhas, não haverá compensação ou indenização e os moradores terão de pagar pelas novas casas.

As informações são do site OECO

Leia aqui texto do filosofo francês Albert Camus que explica como se justifica logicamente um crime.

Comentários

Luiz Prado disse…
No Rio de Janeiro também tem sido assim. O Batalhão Ambiental da PM é chamado por fiscais ambientais para falar grosso com o peão que lá estava na posse mansa e pacífica plantando mandioca quando criaram o parque - ex.: Parque do Desengano -, que nunca é efetivamente implantado e fora um portal de entrada e uma recepção empoeirada mais parece uma terra devoluta. E essa máfia ambiental chama isso de Unidades de Conservação!! Já quando se trata de um proprietário com RGI, fazem barbaridades, até mesmo exigindo que empreendimentos dêem, em "compensação ambiental", a compra de terras dentro das "unidades de conservação