Jurisprudência ou como perseguir um produtor

RECURSO ESPECIAL Nº 831.212 MG
Rel.: Min. Nancy Andrighi/3.ª Turma

Pedido de retificação de área de imóvel, formulado por proprietário rural. Oposição do MP, sob o fundamento de que seria necessário, antes, promover a averbação da área de reserva florestal disciplinada pela Lei 4.771/65. Dispensa, pelo Tribunal. Recurso especial interposto pelo MP. Provimento.

- É possível extrair, do art. 16, § 8.º, do Código Florestal, que a averbação da reserva florestal é condição para a prática de qualquer ato que implique transmissão, desmembramento ou retificação de área de imóvel sujeito à disciplina da Lei 4.771/65.

Recurso especial provido.
(STJ/DJe de 22/9/2009)

---------------------------
Em tempo, é só um exemplo do imbróglio no qual o campo está atolado por causa do Código Florestal.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Enquanto a “Justiça”, Governo Federal e Estaduais são implacáveis em exigir do agronegócio o total cumprimento das leis, da bandidagem fecham os olhos, escondem os fatos e não tomam providencia nenhuma, vejam o que foi noticiado pela Revista Veja desta semana:
Predadores da floresta
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está em acelerado processo de mutação. Foi-se o tempo em que seus militantes tentavam dissimular as ações criminosas do grupo invocando a causa da reforma agrária. Há muito isso não acontece mais. Como uma praga, o MST ataca, destrói, saqueia - e seus alvos, agora, não são mais apenas os chamados latifúndios improdutivos. Os sem-terra têm se especializado também em invadir fazendas no coração da Floresta Amazônica.
(..............)
O caso mais emblemático da nova modalidade de banditismo do movimento pode ser observado na Fazenda Santa Marta, em Tailândia, a 240 quilômetros de Belém. A propriedade tem 20 000 hectares, dos quais 16 000 de floresta nativa. Os sem-terra a invadiram e permaneceram lá até novembro do ano passado. Não plantaram um único pé de feijão, mas dizimaram 2 000 hectares da mata. Uma perícia contratada pelos fazendeiros estimou que 100 000 metros cúbicos de madeira nobre foram retirados da reserva, o equivalente ao corte de aproximadamente 25 000 árvores. No mercado, as toras valem ao todo 40 milhões de reais. "O que os invasores não conseguiram cortar, destruíram. A terra ficou arrasada", afirma Dario Bernardes, o dono da Santa Marta, que obteve a reintegração de posse na Justiça
(..............)
A ação predatória dos sem-terra está documentada em fotos, vídeos e imagens já exibidas ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e ao presidente do Incra, Rolf Hackbart. Mas, como sempre, o governo opta pelo silêncio negligente.
(..............)
O MST descobriu que derrubar árvores da Floresta Amazônica é bem mais fácil, rápido e lucrativo que plantar pés de feijão
Luiz Prado disse…
É óbvio que há muito o MST já se transformou num movimento de milícias itinerantes. E o que é mais fantástico, com o seu programa de "direitos humanos", o governo Lula unge essas milícias sob essa bandeira, criando a necessidade de audiências públicas para os casos de reintegração de posse. Assim, o próprio poder público passa a integrar essas milícias.