Benefício do desmatamento

Segue mais uma das reportagens culinárias de Mark Bittman para o The New York Times. A carne no Brasil, em geral, é produzida em locais de onde a floresta foi retirada, seja em São Paulo ou no Paraná, seja em Minas Gerais ou na Amazônia. Temos um dos menores custos de produção do mundo o que permite que possamos comer uma quantidade maior de carne a preços relativamente mais baratos. Grosso modo esse é um benefício do desmatamento.


Quem quiser e tiver disposição, pode aprender que o desmatamento não é só malefício, lendo o texto do economista do Banco Mundial, Sergio Margulis, sobre as Causas do Desmatamento na Amazônia.

Novamente, não que esses benefícios justifiquem o desmatmanento. Eles não justificam mais (como fizeram no passado). Mas eles precisam ser considerados para que o problema do desmatamento seja resolvido de uma vez por todas.

Comentários

Luiz Prado disse…
É.... nos EUA, não há reservas legais... e a carne é produzida em unidades concentradas onde um animal é alimentado com milho, hormônio e antibiótico. A descrição dessa forma de produção de carne danosa à saúde humana está no livro O Dilema do Onívoro, altamente recomendado.