Nos bastidores do planalto

O Ministro da Agricultura, Reinold Stephanes, se reuniu ontem com membros dos ministérios da Casa Civil e do ½ Ambiente. A pauta foi a proposta de reelaboração do Código Florestal que corre dentro do Executivo Federal. "Essas reuniões têm charme próprio", ironizou o ministro. O tema vem sendo motivo de discórdia e de troca de acusações entre Stephanes e o titular do ½ Ambiente, Carlos Minc. Na semana passada Minc disse a jornalistas da Folha que hoje no governo trava-se uma guerra pela definição do novo código florestal com as pastas do ½ ambiente e do desenvolvimento agrário contra Stephanes. "A guerra hoje dentro do governo é ambiente e agricultura familiar versus Stephanes", disse Minc.

As pastas da Agricultura, Casa Civil e ½ Ambiente de estapeiam por mudanças na lei florestal desde 2008. Agricultura e Casa Civil querem mudanças que desonerem a aprodução sem autorizar mais degradação, Minc é contra e comprou o apoio do ministro Guilherme Cassel, do desenvolvimento agrário, relaxando o Código Florestal para a agricultura familiar.

Há rumores de que o Presidente Lula fará mudanças no Código Florestal no próximo mês de março. A idéia é se antecipar ao Legislativo, que também avalia mudanças na lei.

Comentários