Se dependesse da Reserva Legal...

Quem escolheu os limites do parque Nacional das Emas, no estado do Goiás, esqueceu de incluir a nascente do rio Araguaia. Apesar da proximidade a nascente do rio ficou fora do parque. A CBN de Goiania divulgou hoje que o proprietário das terras onde fica a nascente, que já tinha Reserva Legal e mantinha suas APPs, resolveu de bom grado, ceder mais um naco da sua terra para que o ibama promova a ligação entre a nascente e o parque através de um corredor ecológico.

Vejamos se o ibama cumpre a parte dele no trato e refloresta a área cedida pelo proprietário. Caso contrario, a nascente continurá isolada.

Em tempo, se dependesse do Código Florestal, a lei ambiental "mais avançada do mundo", a nascente do Araguaia continuaria isolada do parque.

Comentários

Luiz Prado disse…
É frequentemente assim. O mesmo aconteceu quando da demarcação do Parque Nacional das Araucárias. Essa turma do IBAMA que fica processando papel em Brasília e nada conhece da realidade levou um susto quando na audiência pública professoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa demonstraram que haviam incluido áreas sem relevância e deixado de fora áreas muito relevantes. E, o que é pior, a turminha do IBAMA - na época, os paulistas - fez beicinho e saiu dizendo que a audiência pública era uma mera formalidade.