Excesso de reserva legal

Parece que o decreto que o governo deve editar na próxima semana e que regulará as formas de recomposição das RLs deve trazer a figura da Cota de Reserva Legal. Funciona assim quem tem excesso de RL vende seu excesso para um produtor que tem déficit.

Depois as pessoas reclamam que no Brasil tem lei que não pega. Alguém que se dá ao trabalho de redigir um decreto que se baseia em excesso de reserva legal, ou não entende do assunto que trata, ou simplesmente não quer resolver o problema.

Eis aí um printscreen do google earth mostrando uma região do estado de São Paulo. Alguém aí, por gentileza, me aponte onde está o excesso de reserva legal.
Em tempo, o pai da idéia desse negócio de Cota de Reserva Legal é um economista do Banco Mundia chamado Keneth Chomitz. Chomitz elaborou uns modelos matemáticos que testam a idéia dele no estado de Minas Gerais. O trabalho dele está disponível para download aqui no blog.

Excesso de reserva legal. É uma piada isso.

Comentários

emanuel disse…
> Como sera eleborado o preço de venda desse " excesso de reserva'? Terá viabilidade economica?
> Tá tudo errado! O desmatmento zero nunca vai existir pois ninguem desmata porque acha bonito e sim porque precisa produzir carne, milho ou soja para pagar as contas já que a mata em pé não vale nada em termos de produzir dinheiro. Dessa forma, quando resolverem pagar valor R$ justo por serviços ambientais, pode até acabar com as leis hj existentes pois todos vão deixar, espontaneamente, reservas.
Luiz Prado disse…
Coisas dos idiotas do Banco Mundial! Se há um problema, chamem a "mão invisível do mercado" e tudo se resolverá!