Leitura indispensável e impressionante

Tese de doutorado da Professora Nazira Correia Camely: A Geopolítica do ambientalismo ongueiro na Amazônia: Um estudo sobre o Estado do Acre. Clique nos recortes abaixo para vê-los ampliados.

Trecho do Resumo da Tese de Doutorado da Prof. Nazira Correia Camely defendida em dezembro de 2009



Trecho do corpo da Tese. Página 230

Parte do depoimento de Dercy Teles Cunha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapurí, cargo oringinalmente ocupado por Chico Mendes.
A tese é impressionantemente rica em depoimentos de trabalhadores rurais, amazônidas, gente simples, sendo humilhada e sofrendo violências em nome da preservação ambiental. Mesmo para mim, que conheço o que está acontecendo aqui na Amazônia, a tese é impressionante. O sul maravilha precisa acordar para os abusos dos "ambientalistas" na Amazônia.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Que absurdo! O IBAMA virou uma Gestapo a serviço de ONGs disfarçadas de ambientais, isto precisa ter um fim e os responsáveis punidos por terem ocasionado tantos transtornos.
Hoje o IBAMA a serviço destas ONGs, com relação aos Amazônidas, tem os mesmo comportamento da cavalaria Norte Americana contra o Apaches, com a diferença que a Cavalaria queria liberar a terra para a colonização, integrar o território e aqui a causa é ao contrario e o que é pior, a custas de uma truculência barbara, que faz inveja a Ditaduras que ainda teimam em existir.
Me espanta o fato destes absurdos e abusos não serem denunciados pela mídia nacional e por Deputados e Senadores da região que parecem estar com venda nos olhos e tampões nos ouvidos.
Ana disse…
A maneira como agem é bem sutil, acima de qualquer suspeita e têm o respaldo da justiça, basta observar que dificilmente ganha-se uma causa, de primeira a última instância.A maneira como julgam é sarrista, só não observa quem não sabe ler.As pessoas que estão no poder,escolhidas pelo povo( nós) para nos representar não dão a mínima para o caso.Ainda há profissionais do meio ambiente, que no posto em que ocupam em suas secretarias dizem que o povo agricultor deve ser educado pelo reio (povo gricultor = burro).Nunca vi massacre maior na história, sem o mínimo de respeito e consideração.Se o guarda diz que é, através do auto, a justiça fará tudo para ser verdade, sem ouvir a contestação do multado.O processo transcorre sem que se conheça o condenado.Decidem tudo sem nunca terem visto os condenados.É uma lei em que o réu não terá saída. Perde tudo, porque uma propriedade que fica embargada, é o mesmo que tomar,ainda fica devendo, dependendo do valor da multa.E não basta só pagar a multa ao IBAMA, mesmo que pague,o IBAMA leva o caso para a justiça que se encarregará de fazer uso do tal reio. É a dança satírica do ratinho tímido encurralado diante de homens de capa preta que o comerá, quando exausto e já cansado.Tenho para mim que isso é coisa do demônio que se apossou de espíritos arrogantes e que se acham poderosos. Tem outra explicação?