Incra expulsa trabalhadores de Reserva Legal

A reserva legal da Fazenda Bordolândia, antiga Fazenda Suiá-Missu, foi retomada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A reintegração de posse da área teve início em 2004. Desde então, várias operações foram realizadas na tentativa de desocupar a terra.

No entanto, somente após uma ação em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança, iniciada no último dia 1º, a retirada dos trabalhadores da área de 12 mil hectares foi concretizada.

De acordo com o presidente do Incra, a área está totalmente desocupada. Os invasores foram retirados e suas moradias, cercas e currais foram destruídos. Segundo o coordenador da operação, Willian César Sampaio, do Incra, no local haviam aproximadamente 18 barracos, e a terra estava sendo utilizada para exploração de madeira e pecuária.

Os posseiros invadiram a reserva legal da fazenda e tantavam produzir no local. O Ibama notificou os invasores para que retirassem o gado, vários autos de infração foram lavrados. Além disso, os trabalhadores poderão ser denunciados pelo Ministério Público Federal por crimes ambientais.

As informações são do portal Mídia News

A fazenda possui 56.153 hectares e um passivo ambiental de aproximadamente 8.320 hectares. A fazenda Suiá-Missu é landária na Amazônia. Se você nunca ouviu falar dela, tente não opinar sobre assuntos amazônicos. Você provavelemnte ingnora mais do que conhece sobre o tema.

Comentários

zamba disse…
Minc no melhor estilo Avatar ficou totalmente perdido na sua Pandora, fiquei com dó dele.