Alterar o Código Florestal é peça chave

Caros, vejam o vídeo abaixo. É uma entrevista feita pelo advogado do Ipam, André Lima, ao sonolento pesquisador da área de solos da Esalq/USP, Gerd Spavorek. Spavorek fez um trabalho semelhante ao trabalho do Evarismo Miranda da Embrapa, mas concluiu o contrário. Eu enviei um e-mail ao Spavorek solicitando a metodologia do trabalho dele para que pudesse avaliar a lógica e o método do trabalho, mas ele respondeu dizendo que não pode abrir a metodologia uma vez que o trabalho está em processo de publicação em um journal científico.
Confesso que no início, vendo apenas a apresentação do trabalho e os comentários na mídia sobre ele, julguei que Spavorek havia sido contratado pelas ONGs com o objetivo pré determinado de concluir o contrário do trabalho da Embrapa (que mostrou fissuras no "paradogma" que sustenta o Código Florestal). Mas ao ver esse vídeo emprestei algum crédito ao Spavorek. Ele ressaltou a necessidade de separar os grupos de interesse e que a academia e a ciência poderá fazer isso; apontou o peso das áreas privadas na conservação ambiental e abalou meu argumento, mas disse também na cara do André Lima que compatibilizar conservação com produção depende de mudanças na lei. O trabalho dele, de alguma forma, deve ter levado a essa conclusão.

Vejam o vídeo. Assim que o trabalho for publicado poderemos checar a metodologia utilizada.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Não tem relação com Gerd Spavorek o que vou mencionar, mas acho muito complicada esta divisão de quem é contra ou a favor de mudanças no Código Florestal, o que esta ruim, ainda pode ficar pior.
Preocupa-me muito esta situação de favorecimento de uns em detrimento de outros, a ver leis que só favorecem uma determinada camada da sociedade ou raça, ou cor de pele, é um tal de cotas, um tal de quem só tem até quatro módulos fiscais, um tal de “povo e a zelite”esta divisão não é sadia para nenhuma sociedade, a historia mundial já nos deu exemplos disso.
Estou tendo a impressão de que realmente haverá mudanças no Código Florestal, mas esta só favorecerá a agricultura familiar, não a agricultura empresarial. Espero estar errado!