José Serra fala sobre o Código Florestal

José Serra falou aos jornalistas do Canal Rural sobre o seu entendimento do problema do Código Florestal. Serra acha que deve haver um entendimento entre os produtores e os ambientalistas para se chegar a uma solução.
Não sei de que forma a resposta do Serra foi editada, mas repare que ele enfatiza o valor do meio ambiente para o mundo e não faz o contra ponto com o valor da produção agrícola para a sociedade brasileira.

Não sei explicar porque, mas eu não confio no Serra. Tenho a impressão nítida que, quando o ambientalismo internacional gritar, ele vai enfiar o rabo entre as pernas e fazer concessões que deixarão a agricultura nacional em pior situação. Fernando Henrique fez isso quando assinou a MP do Código Florestal em 96 e, minha opinião é que o Serra agirá da mesma forma. No segundo turno ele deve buscar um coligação com a Marina Silva e o PV e aí, tá tudo perdido.

Conversei via e-mail com uma pessoa que atua diretamente da construção do programa de governo do Serra na área ambiental e perguntei claramente sobre essa dicotomia de interesses ambiental/mundial - produção rural/nacional e meu interlocutor, assim como o Serra nessa entrevista, fez referência à importância da preservação da Amazônia e se calou em relação aos interesses dos amazônidas. Não consigo confiar no Serra.

Ontem, no programa do Ratinho, Serra disse que quer criar um novo ramo da Polícia Federal, uma polícia uniformizada "especialista em fronteira, floresta e meio ambiente". Lá vem mais perseguição à velha economia sem alternativas na tal nova economia sustentável que não existe. Não consigo confiar no Serra.

Comentários

Luiz Prado disse…
Há décadas, voto nulo. Mas neste ano serei capaz de votar em Dilma se ela e sua quadrilha tiverem um psoicionamento claro sobre esse assunto, e um posicionamento favorável aos brasileiros, e não às ONGs que não representam ninguem.