Código Florestal precisa deixar o agricultor em paz

Leia entrevista feita pelo jornalista Mauro Zanatta, do jornal Valor Econômico, com o Deputado Aldo Rebelo, relator da Comissão Especial do Código Ambiental.

Veja alguns trechos:

Valor: Hoje, seria possível fazer uma Itaipu?

Rebelo: Nada. Também não faria Brasilia, hoje. Levou mais tempo para licenciar uma pista do aeroporto de Brasília do que para fazer Brasília. À luz dessa legislação, o nosso país é um crime ambiental, não um projeto civilizatório generoso, da tolerância. Quando os portugueses chegaram aqui já existiam os criminosos ambientais, os índios, que caçavam sem licença. A literatura brasileira é cheia de crimes ambientais. Em Vidas Secas, em Os Sertões. E quando você olha para a legislação europeia e americana sequer existe a figura jurídica da reserva legal.

Valor: Quem tem levado vantagem com o código atual?

Rebelo: Uma parcela dessas ONGs que transformam a batalha numa espécie de indústria. Espalham pânico, medo, e colhem recursos para dizer que protegem o meio ambiente dos predadores do campo. Ninguém se dá conta da tragédia ambiental nas metrópoles. [...]. Há um divórcio entre a sociedade rural e a mentalidade urbana que não tem consciência dos seus próprios problemas. Os ativistas dessas ONGs têm origem urbana, desconhecem, têm um bloqueio, não conseguem visualizar o mundo do campo.

Valor: E as desigualdades do campo?

Rebelo: Você pode apontar deformidades na distribuição da renda e da propriedade da terra. Mas vamos fazer do Código Florestal um instrumento de vingança contra essa agricultura? Os problemas sociais se resolvem por outro caminho. Tem que reconhecer os méritos, as virtudes dela.

Leia a entrevista na íntegra:
Código Florestal precisa deixar agricultor em paz

Comentários