Ambientalistas farão cortejo fúnebre

Na próxima sexta-feira começará, na grande e poluída cidade de São Paulo, o Viva a Mata, evento para comemorar o Dia da Mata Atlântica (27 de maio). No domingo (23), será realizado um cortejo fúnebre contra a intenção dos produtores rurais brasileiros de alterar o Código Florestal - o que, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, provocará enormes prejuízos ao ½ ambiente. Haverá três caixões: um simbolizando o clima e a água, outro representando a biodiversidade e, o último, a legislação ambiental brasileira.

Em tempo, os produtores rurais deveriam organizar no mesmo dia um outro cortejo fúnebre com um caixão simbolizando o produtor rural brasileiro que é massacrado por uma legislação ambiental que joga todo o ônus da preservação florestal sobre os produtores rurais enquanto os benefícios são distribuídos por todo o globo. Os produtores deveriam enterrar o caixão de pé deixando 80% da cova como reserva legal.

Quem fará isso? Quem mobilizará os produtores rurais do Brasil?

Obs: O Viva a MATA é comemorado numa das mais poluídas CIDADES do mundo. Na mata mesmo, ninguém comemora nada.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Ninguém em sam consciência é a favor da extinção dos restantes 7% de Mata Atlântica, esta pecha imposta aos agricultores ou aos chamados ruralistas é de muita injustiça.
O que o setor produtivo acha, é que o ônus para a justa conservação não seja somente deste, já que é um bem de toda sociedade, como em qualquer outro país, esta é uma obrigação do Estado.
Mas então o que faz estas ONGs ambientalistas? Ao invés de voltar sua carga de ataque para as responsabilidades do Estado, atacam a agricultura e os agricultores, porque a real intenção do dinheiro externo que as financia, é o combate a produção agropecuária brasileira.
Hoje na Europa, existe menos de 1% da flora nativa e nunca ouvi falar de nenhuma ONG fazendo passeata pelas ruas de Londres ou Paris ou Bruxelas, como também não se pronunciam a respeito da invasão urbana na Mata Atlântica.
Pensem o que pode acontecer se 20% de toda área agrícola mundial tiver de ser replantada com vegetação nativa, é praticamente e socialmente impossível, por que então querem impor esta obrigação somente ao Brasil?
Este é um país que incomoda, imagine o agricultor brasileiro com os incentivos e subsídios que existe no primeiro mundo, com igual carga tributaria, leis ambientais, trabalhistas iguais as da Europa, a agricultura nestes países estaria quebrada, não tem como concorrer, então impõem e inventam barreiras fiscais, sanitárias e ambientais e ainda financiam estas ONGs.
Luiz Henrique disse…
Uma entrevista esclarecedora do Dep. Aldo Rebelo sobre sua relatoria do novo Código Florestal, vale a pena ser lida, Blog do Miro:
http://blogdomiroalves.blogspot.com/2010/05/codigo-florestal-precisa-deixar-o.html