Travando o setor rural

O mercado de compra e venda de terras agrícolas está parado. A interrupção dos negócios é registrada desde o começo do ano na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e em outros municípios de estados em que a agricultura predomina.

O principal motivo é a indefinição das restrições ambientais previstas no Código Florestal. "Ninguém compra terra agrícola hoje devido à instabilidade", afirma Atílio Benedini Netto, corretor especializado em negócios rurais.

"Essa paralisação também ocorre pela insegurança jurídica", emenda José Augusto Baldassari Filho, coordenador do Meio Ambiente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e conselheiro da cooperativa agrícola Carol, com sede em Orlândia. "Os produtores rurais estão sem saber o que fazer e, com isso, a melhor alternativa encontrada por eles é não fechar negócios e aguardar os acontecimentos", diz Baldassari.

Com informações do Jornal A Cidade

Comentários

Luiz Henrique disse…
Outro item que esta travando negócios com terra, é a indefinição de quem chegara a Presidência da Republica, o pensamento por aqui e de que se a autora do agora remendado Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) sair vitoriosa, quem possuir mais de quatro módulos fiscais de terra estará correndo serio risco, isto já esta sendo sentido inclusive na queda de investimentos de retorno em longo prazo, como maquinários e estrutura.