Ação repressora

O Ibama deflagra hoje em sete estados pobres do nordeste mais Minas Gerais a operação corcel negro. O objetivo é prender aqueles que estão degradando o Cerrado e a Caatinga, produzindo carvão vegetal. A fiscalização do Ibama terá o apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Em 30 dias, o Ministério do Meio Ambiente divulga um pacote de incentivos e de crédito para investimento nas chamadas “florestas energéticas”, que produzirão carvão certificado. O programa de incentivos recebeu sinal verde do Ministério da Fazenda (que também não tem Reserva Legal nem APP).

Em tempo, investimento em plantio florestal leva pelo menos dez anos para produzir carvão. É preciso comprar terra, tirar licença ambiental, plantar e esperar o eucalipto crescer e produzir o carvão.

Participe do abaixo assinado por mudanças no Código Florestal. Veja como participar: Abaixo Assinado por Mudanças no Código Florestal
Create your own banner at mybannermaker.com!

Comentários

Luiz Prado disse…
MAIS UMA AÇÃO MIDIÁTICA! VÃO PEGAR QUEM? A VALE, AS GRANDES SIDERÚRGICAS, OU OS PEQUENOS QUE USAM CARVÃO COMO A SUA ÚNICA OU PRINCIPAL FONTE DE ENERGÉTICOS?
Unknown disse…
a relação homem e natureza está cada vez mais, se tornando insustentável. Esse extrativismo deve ser controlado sim. Zelar pelo nosso patrimônio natural é de extrema importância. E não vai ser o ato de racionar ou de impor leis que premeditam a conservação que fará a ruína econômica e sim o inverso. O que nos levará a ruína é esse sistema econômico predatório e sem limites.
Ajuricaba disse…
Você razão, Isabela.
É preciso coibir e controlar atividades insustentáveis.
A crítica que faça não está relacionada com isso, mas sim com a forma como é feita essa coerção.
Muitas pessoas não têm alternativa de vida que não seja degradadora, quando o Estado manda apenas a polícia para coibir essas atividades o Estado massacra pessoas, muitas delas já pobres.
O correto é construir ou viabilizar alternativas sustentáveis e, aí sim, enviar a repressão para induzir a mudança de comportamento.
É muito confortável ficar dentro de casa, bem alimentado, usando energia hidroelétrica, andando de carro movido a combustível fóssil, usando roupa de algodão e mandando a polícia cobrar preservação ambiental lá longe, onde você não percebe o custo social dessa repressão.
Isso pra mim não é ambientalismo. É um tipo egoísta e imoral de auto salvação não se importando com gente cujos dramas você ignora.
Esse blog defende a preservação ambiental, mas sem destruir pessoas no processo.