O Código Florestal vai avançar, diz Democratas

Um assunto foi consenso na posse dos democratas na presidência das Comissões, nessa quarta-feira (3), na Câmara: o Código Florestal vai avançar. O presidente da Comissão de Agricultura, Abelardo Lupion (PR)disse que uma das prioridades do colegiado será a de promover o consenso entre ambientalistas e ruralistas, sem fanatismos de qualquer um dos lados.

Na Comissão de Meio Ambiente, o deputado Jorge Khoury (BA) foi eleito presidente. O parlamentar adiantou que o Código Florestal terá todo o empenho da Comissão para que avance na Casa. João Oliveira (TO), primeiro vice-presidente, disse que trazer um meio de operacionalizar o crescimento do país sem agredir o meio ambiente é um desafio a ser levado adiante.

Tramita na comissão de meio ambiente o PL 6.424 que altera o Código Florestal. O projeto iria ser votado no ano passado, mas o Greenpeace invadiu o plenário tocando sirenes e alguns ativistas de acorrentaram às mesas. A votação foi interrompida e em seguida houve um acordo político entre o Dep. Sarney Filho e caciques do PSDB, que presidia a comissão, para que o projeto fosse engavetado.

Em tempo, dizem que a indicação de Jorge Khoury para a presidência da comissão de meio ambiente foi feita por Sarney Filho. O Democratas queria o Marcos Montes, mas Sarney Filho e os ambientalistas preferiam Khoury. Eu sinceramente não entedi. Para mim trocar Marcos Montes por Jorge Khoury é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, mas Pequeno Sarney deve saber o que está fazendo. Quem sai aos seus não degenera.

Vamos ver se o 6.424 sai do limbo. Se sair, Sarney Filho não tem nenhum controle sobre o Democratas; se permanecer engavetado, deve haver algum acordo entre eles.

Comentários