Imóvel urbano tem que ter Reserva Legal, diz promotor.

Um promotor de (in)justiça do Mato Grosso condenou uma empresa a recompor a reserva legal de um (i)móvel cituado em perímetro urbano. A empresa detendora de imóvel terá que doar uma área de cerca de 15 hectares para o município de Cuiabá. A doação consta em um TAC, firmado entre o Ministério Público Estadual, a empresa e o município.

De acordo com o promotor, o município deverá adotar medidas para a conservação e preservação do local. “Após a transferência do domínio da propriedade, o município terá um prazo de 40 dias para apresentar um projeto das ações que serão implementadas. A área deverá ser mantida como reserva legal intocável, e ser utilizada como bem de uso comum do povo”, explicou. A empresa tem um prazo de 60 dias para efetuar a transferência da propriedade por escritura pública de doação ou outra forma exigida pelo Cartório.

“A área se encontra em perímetro urbano, mas o Ministério Público entendeu necessária a reserva legal, mesmo sem a exigência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)”, esclareceu o promotor de (in)justiça. O descumprimento das condições do Termo de Ajustamento de Conduta implicará em multa diária de R$ 500,00, enquanto permanecer o dano. O TAC foi firmado nessa quinta-feira, 11 de março.

Com informações do jornal O Documento de Cuiabá.

Em tempo, se o imóvel não fosse urbano teria sido um grande negócio para a empresa uma vez que a responsabilidade de recuperar e cuidar da Reserva Legal ficou com o município. A regra é a responsabilidade pela RL ficar à cargo do proprietário. Eu gostaria que todos os imóveis urbanos tivessem que ter também RL. Seria uma forma rápida de mostrar às pessoas o absurdo imbricado no conceito.

Aliás, se algum deputado ou assessor ler esse post, que tal a idéia? Um PL estendendo a Reserva Legal de 80% às cidades. Os brasileiro urbanos entenderiam rápido porque só quem gosta de RL é emepéio citadino e ambientalista urbano.

Comentários

Luiz Prado disse…
O promotor deve ter bebido uísuqe paraguaio, mas essas sandices são boas porque mostram até onde eles podem ir. "Bem de uso comum do povo", para esses malucos, são lugares onde ninguém pode ir.
Euzir disse…
Esse pessoal deve viajar e contrapor seus absurdos com o que já se fez em outros países e funciona muito bem.