Botando pressão

A ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma   Rousseff, esteve ontem (17) em Uberaba. Dilma participou de uma reunião com a diretoria da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), e lideranças rurais ligadas ao agronegócio. A reunião seria aberta, mas a assessoria de Dilma solicitou que os jornalistas se retirassem da sala. Durante o encontro, o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, aproveitou para botar uma pressão pela revisão do Código Florestal.

A mais de dois anos a Casa Civil media a querela entre os ministros Minc, do ½ ambiente e Stephanes, da agricultura, sobre as mudanças no Código Florestal. Enquanto você lê este post técnicos da Casa Civil finalizam dois decretos e uma Medida Provisória que devem mexer na lei.

Comentários

emanuel disse…
Deveriam tambem solicitar, exigir, mudanças nas leis trabalhistas e de invasão de terras, que são outros terrores na area rural. E nao deve ter essa reunião com o candidadato de oposição ja que nao ha decisão de Serra, ou outro,...enquanto isso, taí o trabalho de Lula, pretenso Ditador.
Luiz Prado disse…
É sempre bom que os economistas acordem - antes tarde do que nunca.

Seria excelente, também, se a EMBRAPA e os órgãos estaduais também começassem a falar mais alto - e no Paraná ambos são ótimos, o IAPAR e a EMATER.

Já "mbientalista" é uma denominação tão antiquada quanto "feminista". Teve o seu tempo e hoje não significa mais nada, ou significa cada vez menos.. O "ambientalista" é formado em que, exatamente? Porque se ele se acha o dono de alguma razão maior porque tem um "pensamento holístico", está mentindo para si mesmo. A turma da física quântica é bem melhor e bem mais séria nesse domínio. E o Dalai Lama também.
Luiz Prado disse…
Dilma já assistiu a uma longa e séria apresentação feita por Nonô, um dos grandes pioneiros do plantio direto no Brasil, apresentação feita em Itaipu Binacional, que patrocina a disseminação dessa técnica entre os pequenos e médios produtores na região. É impossível não "entender" quando Nonô fala - ele mesmo produtor rural. E Dilma abraçou a causa do plantio direto.

Em duas teses recentes de doutorado supervisionadas pelo professor José Carlos Sá, ficou comprovado o imenso potencial de fixação de carbono decorrente do plantio direto. O carbono assim fixado já é comercializado na Bolsa de Chicago, no mercado voluntário.

O próximo passo, muito construtivo, será a revisão total do conceito de RL e de APP para incuir as áreas de plantio direto.