Onde passa um boi, passa uma boiada

A assembléia legislativa do estado do Pará aprovou ontem, 23 de março, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 14/2010, que dispõe sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) das Zona Leste e Calha Norte. O projeto foi votado em regime de urgência, em primeiro e segundo turnos, com a redação final.

Após a aprovação, a lei que trata do ZEE deve seguirá para sanção da governadora Ana Júlia Carepa. Os próximos passos são a apreciação e votação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) após o que o presidente Lula poderá autorizar a redução da Reserva Legal em todo o estado para 50%. Na semana passada Lula atendeu a sugestão do Conama e autorizou a redução da RL para 50% na zona oeste do estado do Pará.

"Esperamos que até o final de 2010 o presidente Lula sancione a lei", exaltou-se o Deputado Airton Faleiro. De acordo com o deputado, a redução da RL dos atuais 80% para 50% viabilizará projetos na região.

Comentários

Luiz Prado disse…
É muito divertido ver tudo isso acontecer. Mas Lula já foi corajoso quando aprovou a regularização fundiária na Amazonia legal por sugestão do Mangabeira Unger (como professor de direito, entendeu que sem a propriedade o sistema não funciona). Agora está arrombando "legalmente" a porta da reserva legal, e com isso mandando um sinal para os ambientalóides que não protestam porque só sabem agir nos bastidores e/ou porque não podem arriscar-se a expor as fontes de seus rendimentos.
Unknown disse…
Ciro,
acredito que este vá ser o maior legado do governo do PT aqui no Pará. Ao menos alguma coisa muito boa para lembrar... (esperamos).
emanuel disse…
> É interessante ver a nossa felicidade ao ver a possibilidade do governo deixar de confiscar 80% do nosso patrimonio para confiscar " apenas" 50%!!! Gente, preservação florestal tem que ser remunerada, a floresta em pé tem que valer dinheiro ou como acham que vamos pagar a escola, saude, segurança, etc de nossa familia se somos abandonados pelo nosso governo?