Os Nacionalistas têm razão ?

A Associação dos Produtores de Milho do estado de Ohio, nos Estados Unidos, lançou uma campanha na mídia americana contra o desmatamento de florestas tropicais.
Os produtores americanos dizem que as commodities agrícolas produzidas em áreas desmatadas em países como Brasil deprimem os preços mundiais desses produtos e destroem a competitividade dos fazendeiros americanos. Segundo a campanha o fim do desmatamento nos trópicos daria uma chance ao produtor americano de uma competição justa no mercado mundial de produtos agrícolas.
Veja o material da campanha clicando aqui. Faça o download do que eles chamam de factsheet, um texto onde eles explicam e justificam a campanha. Nos cartazes e anúncios lê-se: "Quer proteger a agricultura americana? Proteja florestas nos trópicos."

A campanha dos produtores americanos é lançada no momento em que o Congresso Nacional brasileiro assiste a refundação da Frente Parlamentar Nacionalista. Os Nacionalistas acusam ONGs ligadas ao ½ ambiente de defenderem os interesses da agricultura fraca dos países ricos, atacando a agricultura forte em países fracos. Os Nacionalistas parecem ter razão.

Comentários

Luiz Prado disse…
Ainda bem que eles resolveram mostrar a cara neste momento! Muito apropriado! Quanto será que eles dão às ONGs "brasileiras", diretamente ou através de terceiros (pode ser através do WWF-US).
Ajuricaba disse…
às ongs brasileiras eu não sei, mas eles tem uma ong própria, a Avoided Deforestation Partner, que faz lobby lá nos EUA pelo fim do desmatamento aqui. Não sei se há ligações financeiras entre eles e as daqui, mas não me surpreenderia se houvesse.
Será que eles acreditam neles mesmos : Depois que devastaram mais de 70% do território americano, aniquilarem com os índios,com as poucas reservas de petróleo que tinham ,construírem imensas usinas nucleares e termo-elétricas de carvão é muito fácil mandar conservar o território dos outros. Pimenta nos olhos dos outros é refresco ! Yankees go home ! querem falar de concorrência desleal ? Então saiam do Iraque,da Paquistão, do Afeganistão e do resto do mundo, parem de levar petróleo e outras commodities para casa de graça e vão trabalhar. Vão reflorestar os campos de soja e milho do Ohio e deixem os nossos em paz.