Nós quem, cara-párida?

Uma equipe japonesa de TV da Asahi Corporation virá em breve a Rondônia para filmar os resultados obtidos no estado pela utilização das imagens do satélite Alos, da Japan International Cooperation Agency. O satélite japonês identifica áreas desmatadas no Brasil mesmo com encobrimento do céu por nuvens.

Os satélites que o Ibama utiliza não conseguem captar e acompanhar os desmatamentos com tempo nublado. Para o superintendente do Ibama/RO, César Guimarães, as imagens fornecidas pelo Alos vêm fechar uma importante lacuna para as atuações do Ibama. “Aproxima-se o dia em que NÓS teremos total controle sobre os produtos florestais de Rondônia”, informa o superintendente.

O órgão do Governo Japonês "fornece" as imagens para o Ibama "gratuitamente". A área prioritária da sua atuação da Japan International Cooperation Agency no Brasil é a questão ambiental, em particular a floresta amazônica.

Comentários

Luiz Prado disse…
Japoneses querendo proteger a Amazônia? Ha, ha, ha. Será que são filhos dos japoneses que assumiram controle indireto sobre Carajás com o financiamento da ferrovia e do porto mediante módica troca por minérios por uma década pelo menos. E os otários do IBAMA acham que eles é que vão ter controle sobre os produtos florestais da Amazônia, enquanto os japoneses têm controle das imagens que repassam aos brasileiros.