Que Deus os acompanhe

O Ministério do ½ Ambiente quer reduzir em 40 por cento o desmatamento no Cerrado até 2012, anunciou nesta terça-feira o ministro Carlos Minc. O Ministro acredita que manter as taxas de desmatamento anual do cerrado em 60% do que é praticado hoje é suficiente.

"É perfeitamente compatível você aumentar a produção de alimentos e a exportação agrícola e impedir que o Cerrado seja destruído", disse o ministro durante apresentação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado.

Minc lembrou que a redução na Amazônia só foi possível em razão das medidas de repressão adotadas pelo governo. Assim como para a Amazônia, o M½A deve editar uma lista com os maiores desmatadores do cerrado nos quais serão concentrados os operações de repressão. "O Cerrado está sendo devastado. Temos que ter medidas muito fortes de fiscalização, de impedir que o Cerrado vire carvão", afirmou o Ministro.

Segundo Minc, a proposta visa a implantação de um plano de combate ao desmatamento semelhante ao implantado na Amazônia. "A gente quer usar vários instrumentos que funcionaram na Amazônia para o Cerrado", afirmou. A partir de 2013 também haverá punições, multas e cortes de crédito para as empresas.

Até 2008, cerca de 50% de área do bioma já tinha sido desmatada. A média de desmatamento do Cerrado registrada entre 2002 e 2008 foi aproximadamente o dobro da taxa registrada na Amazônia em 2008.

Em tempo, é bom que o ministro leve o aparato repressor dele para o centro-oeste e, quiçá, para o sudeste. Assim os absurdos cometidos na Amazônia, para os quais a sociedade fecha os olhos em razão manto de absolutismo moral que cobre o movimento ambiental, mostrariam a carranca para a sociedade.

Comentários