Metade da Caatiga já foi destruída

O Ministério do ½ Ambiente divulgou informações sobre o descaatigamento da caatinga (não é possível desmatar o que não é mata). Quase metade do bioma já foi destruído, um índice alto considerando-se que a região é a mais vulnerável do país aos efeitos das mudanças climáticas. Até 2008, 45,4% do total de 826.400 hectares de caatinga original já haviam sido antropizados. Bahia e Ceará lideram o ranking dos Estados que mais descaatigaram.

Dados do monitoramento do Desmatamento no bioma, realizado entre 2002 e 2008, revelam que, neste período, o território devastado foi de 1.657.600 ha, o equivalente a 2% de toda a Caatinga. Grande parte do Desmatamento é causada pelo uso da mata para a produção de carvão e lenha, além do uso para atividades agropecuárias.

Em tempo, São Minc agora, com a bênção do Brasil urbano, deve começar a perseguir esses sistemas de produção. Os empregos que eles geram? Detalhes, companheiro. O importante é preservar o bioma, não é preservar os empregos.

Repare que todo o descaatigamento aconteceu durante a vigência do Código Florestal, a lei mais moderna da galáxia. Agora você já sabe que 17% da Amazônia, 93% da Mata Atlântica, 50% do Cerrado e 45,4% da Caatinga foram destruídos mesmo na vigência do Código Florestal. Por que você confia numa lei que não funciona?

Comentários

Luiz Prado disse…
Esse Código é uma bobagem absoluta. Se a gestão ambiental brasileira tivesse capacidade de no mínimo gerir as unidades de conservação já estaria bom demais.