Esforços do ICMBio para controlar incêndio na Chapada dos Veadeiros não surtem efeito

Parque permanecerá fechado para visitantes por motivo de precaução

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros permanece fechado hoje (13) em função dos vários focos de incêndio que calcinam a Unidade de Conservação. os esforços de combate ao incêndio empreendidos pelo ICMBio, responsável pela Unidade, não tem surtido efeito até agora.

As dimensões do parque e as condições climáticas, com temperatura alta, baixa umidade e ventos fortes dificultam o controle do fogo. Os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiram mais de sete pontos da unidade de conservação e seus arredores: na região do Salto; proximidades do aeroporto; porção norte do parque (próximo a Teresina de Goiás), e no sudeste de Alto Paraíso estão em combate ou em vias de controle, mas ainda podem oferecer risco.


Outra área de conservação fora do parque, a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Trombador, também foi calcina pelas chamas.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio, criada em 1961. A área foi ampliada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente atropelando um longo processo de negociação com o Governo do Estado de Goiás e os produtores rurais afetados.

Com informações do ICMBio

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários