O incêndio que atinge há quase um mês o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, se intensificaram neste fim de semana. Não há previsão de controle. A estimativa é que mais de 31 mil hectares já foram queimados só neste incêndio, segundo a Divisão de Monitoramento de Incêndios Florestais (DMIF), do ICMBio. Na semana passada, outro foco de incêndio, logo controlado, destruiu cerca de 3 mil hectares.
Apesar dos esforços, parceiros e voluntários, o fogo, que recomeçou na quarta-feira (18) na rodovia GO 118, tem se alastrado rapidamente em áreas dentro e fora do parque.
Sem sinais de chuva, as condições climáticas estão desfavoráveis para o combate (vento forte, temperatura de 37 graus Celsius e sensação térmica de 41 graus), o que contribui ainda mais para a expansão das chamas.
Nesta sexta (20), os focos de incêndio, no interior do parque, concentravam-se na região do Rio Preto, no sentido da Travessia das Sete Quedas. Gestores da Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios (Coin), do ICMBio, e do parque nacional assistem a destruição do parque.
O parque nacional continua fechado à visitação.
Veja aqui tudo o que já publicamos sobre o drama do Parna dos Veadeiros.
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.