Venho a público agradecer a São Pedro pela chuva deste final de semana que poupou o trabalho aguerrido e incansável da equipe, sob o comando unificado de quatro instituições: ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, responsável pelo combate ao incêndio que atingiu a região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros-GO. Foram treze dias de chamas que calcinaram 66 mil hectares, o equivalente a 28% da área total do Parque, impactos à flora, à fauna e às comunidades adjacentes.
Com o fim do incêndio, se sobressai o sentimento de gratidão a Leonardo di Caprio e Gisele Bündchen cujos tuítes e posts no Instagran muito dignificaram os esforços dos brigadistas, bombeiros e policiais ambientais, além dos voluntários, para reverter o quadro agravado pelas condições do clima, baixa umidade, ventos fortes e altas temperaturas. Tais postagens denotam muita dedicação e amor ao Cerrado brasileiro por parte daqueles que vivem nos EUA.
A área segue em constante vigilância e desmobilização gradual da equipe para garantir a prevenção e combate ao surgimento de possíveis novos focos de incêndio. Apagado o fogo em Veadeiros, os esforços agora poderão se voltar às outras 126 áreas protegidas em chamas no Brasil nesse momento.
Assinado: Blogger do Ambiente Inteiro
Paródia da nota de agradecimento do Ministro ½ do Ambiente, Sarneyzinho Filho, com foto de Valter Campanato/Agência Brasil
P.S.: Este post só foi menos divertido de fazer do que O Macaco Ruralista.
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.