Corrupção verde

O ex-inquisidor-geral do Ibama Flávio Montiel da Rocha, responsável pela Diretoria de Proteção Ambiental é acusado de desviar milhões de reais por meio de um projeto de cooperação internacional estabelecido entre o Ibama e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre 2003 e 2009.

O Tesouro Nacional aplicou mais de R$ 42 milhões na parceria, que tinha como objetivo a transferência de conhecimentos e tecnologias que pudessem assegurar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população brasileira. No entanto o projeto foi utilizado para contratação de pessoal e aquisição de bens e serviços de forma irregular, sem apresentar resultados efetivos.

Auditorias da Controladoria Geral da União (CGU) comprovaram o desvio de verbas públicas. Entre as ilegalidades apontadas, estão pagamento de produtos inadequados ou inconclusos; falta de planejamento; descontrole de diárias e passagens; compras superfaturadas e uso de notas frias; simulação e fraude em licitações; ausência de prestação de contas; inexistência de indicadores; e falta de transparência e impessoalidade na seleção de pessoal.

Os consultores pagos com recursos do convênio com o PNUD eram escolhidos e indicados diretamente pelo ex-inquisidor-geral Flávio Montiel, muitas vezes sem comprovação das habilidades técnicas e profissionais exigidas para o cargo. Também não havia rigor com a qualidade dos produtos entregues. "Grande parte dos projetos limitava-se a textos copiados da internet, monografias já apresentadas e transcrição de legislação", explica a procuradora da República Raquel Branquinho.

Em um dos casos apurados pela CGU, o grupo simulou a compra superfaturada de 30 mil litros de combustível. De acordo com a denúncia, a locação de veículos também foi frequentemente utilizada para viabilizar desfalques. Em um único contrato para aluguel de caminhonetes no Pará cerca de R$ 4 milhões foram desviados.

Com informações do Estadão.

Comentários

Luiz Prado disse…
Essa é a turma preservacionista do governo.... E o MMA, não se pronuncia? Nadinha? Nem uma comissão de inquérito, nem uma palavra, nadinha? Fingem que não ouviram, como faz o Noço Guia?
A CORRUPÇÃO ESTÁ TOMANDO CONTA DA AMAZÔNIA; SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!