Produtores e trabalhadores rurais gaúchos irão à Brasília pressionar deputados

Uma comitiva de produtores e trabalhadores rurais do Rio Grande do Sul estará em Brasília na próxima segunda-feira (29) para pressionar a comissão especial da Câmara a votar o texto apresentado pelo relator Aldo Rebelo para o Código Florestal. Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sindicato da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) decidiram ontem (21) em reunião, em Porto Alegre, que precisam pressionar os parlamentares Brasília para que votem o novo texto.

Os produtores gaúchos são históricamente mais combativos. A questão ambiental e os excessos das leis ambientais feitas na urbi para serem cumpridas no campo chega a reavivar velhos ressentimentos da República Gaúcha. Chegou-se a aventar a retomada do movimento separatista gaúcho como forma de livrar o Rio Grande do Sul das arbitrariedades ambientais que campeiam livremente no Brasil.

É uma pena que não se veja movimento semelhante por todos os cantos do Brasil.

Comentários

Luiz Prado disse…
Dá até vontade de ir junto, pelo menos para dizer a eles que muitos profissionais sérios e com longa tradição de lutas na área ambiental os apoiam incondicionalmente. Quem sabe cuidar da terra e dos recursos hídricos são eles, e não os ambientalistas de carteirinha, que agora tentam se mascarar em nome de mais uma frente não sei das quantas.