Santa Inquisição Ambiental

O Ibama planeja realizar até o final deste ano 244 operações na Amazônia. As operações serão realizadas em conjunto com o Exército, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O inquisidor-geral do Ibama, Luciano Evaristo, diz que, além das operações policiais, o governo também manterá a restrição de crédito aos produtores da Amazônia e dificultará a comercialização de produtos da região, como a carne e grãos. “Vou prender boi”, bradou o inquisidor-geral a repórteres da Agência Brasil. Segundo ele, a fiscalização está ficando mais eficiente com uso da tecnologia despretenciosamente cedida pelo governo japonês que orienta a repressão policial do Ibama na Amazônia.

O Ministério do ½ Ambiente (M½A) também divulgou dados do desmatamento no Pantanal entre 2002 e 2008. A área destruída do bioma chegou a 15,18% e atingiu 427.900 ha. A taxa de desmatamento anual do Pantanal foi maior do que o índice verificado na Amazônia. A ministra do ½ ambiente, Izabella Teixeira, disse que o governo não tem a menor idéia das causas do desmatamento no Pantanal. Em razão da pressão da imprensa e da comunidade internacional o governo tem se preocupado apenas com a Amazônia. “Não temos análise ainda de que vetores são esse”, disse a ministra.

Apesar de o governo anunciar para toda a imprensa o planejamento de operações de fiscalização, os funcionários do M½A, Ibama e Instituto Chico Mendes, continuam em greve.

Comentários

Luiz Prado disse…
Esses moleques fazem isso para esconder o que? Que o Noço Guia decidiu promover uma imprescindível regularização fundiária massiva de posses na Amazônia o que levará à transformação de algumas 500.000 posses de até 1.500 hectares - coloquemos uma média de 1.000 hectares por posse, ou seja 500.000.000 hectares nos 54% da amazônia que não são unidades de conservação e terras indígenas?