Lula não quer decidir sobre o Código Florestal

A ministra do ½ ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje que o presidente Lula não quer decidir sobre as mudanças no Código Florestal neste ano. Não é matéria para ser votada em ano de eleição, disse a ministra ½ ambiente, após conversar sobre o assunto com o presidente.

Izabella Teixeira avalia que as mudanças em debate na Câmara inviabilizam o cumprimento das metas de redução das emissões de gases de efeito estufa propostas pelo governo no final do ano passado e transformadas em lei pelo Congresso. A principal meta trata da redução do desmatamento. O maior obstáculo ao cumprimento das metas de cortar as emissões de carbono, na avaliação de Izabella, é a dispensa de áreas de proteção ambiental nas propriedades de até 4 módulos fiscais. Isso desobrigaria 90% dos proprietários de terra a manter ou recuperar a vegetação nativa em uma parcela de seus imóveis.

Quem conhece a realidade do campo sabe que desobrigar pequenos imóveis, sobretudo os do sul e sudeste, não implica em autorizar mais desmatamento. Esse é um sofisma que engrossa o besteirol rurambiental que se tornou o debate sobre o Código Florestal. A grande maioria desses imóveis estão com 100% de área agrícola a séculos. Poucos deles vão desmatar mais, porque já o fizeram a anos, alguns, a décadas e alguns outros, a séculos.

Comentários

emanuel disse…
> Eu, na condição de produtor rural que tem 900 ha no Maranhão dos quais 40% ainda em cerrado, quando converso com um colega de classe e/ou participo de uma reunião para discutir esse assunto me sinto como um idiota tentando provar que um elefante é forte porem tem que usar sua força...então jogo a toalha e deixo acontecer o pior pois quando a corda arrebentar veremos o que acontece...
Luiz Prado disse…
A turma do MMA conhece MUITO sobre o potencial de redução das emissões decorrente de um programa nacional de eficiência energética e nos transportes de carga e de passageiros, por exemplo. São experts em emissões de florestas! Aliás, não c