Há déficit de RL e terei de aceitar esse déficit, diz Ministra do Meio Ambiente

A primeira versão do código é de 1965. Há déficit de reserva legal pela lei atual, e terei de aceitar esse déficit, porque não é viável economicamente nem ambientalmente eu remover de topo de morro áreas consolidadas, por exemplo. É um fato, vamos lidar com isso. Senão eu também teria de remover as 350 mil pessoas que moram na favela da Rocinha e plantar vegetação nativa. É tão simples quanto isso.

Temos milhões de hectares de áreas degradadas. É possível continuar trabalhando com desenvolvimento tecnológico e aumento de produtividade. Mas quem paga essa conta? Ela tem de ser discutida. Temos muita gente boa, competente, produzindo de maneira sustentável e de acordo com a lei. E devemos fazer com que aqueles que estão fora da lei sejam colocados dentro da lei. A regularização ambiental é estratégica.

O caminho mais razoável não é empurrar com a barriga. O ministério é o primeiro a desejar uma lei de Código Florestal que possa ser cumprida.


São palavras da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em entrevista publicada hoje no Estadão.

Repare que é só você tirar os popstars do cargo de Ministro do ½ ambiente e a coisa toma um rumo mais razoável. Pelo ministério já passaram Lutzemberger, Sarneyzinho, Marina Selva e Carlos Mincareta, todos popstars. Devemos iniciar uma campanha: TIREM OS POPSTARS DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Ciro,
Alem destes “pop stars” que encabeçavam o Ministério do Meio Ambiente, existem outros lunáticos, que apenas por serem artistas de telenovelas acham que tem gabarito para opinar sobre Código Florestal, o ridículo chegou a tal ponto, que o Sarneyzinho queria o depoimento de Cristiane Torloni na comissão. Eles acham que um assunto como este, seja como os produtos que desconhecem, mas mesmo assim fazem propagandas televisivas.
Para Sarneyzinho ( vulgo Sarninha) estes depoimentos tem mais valor que de um técnico da Embrapa. O duro é que para uma parcela da população que insistem em serem mal informados, tem mesmo!
O que político quer é voto, seus interesses pessoais estão acima dos interesses do país. Salvo raras exceções.
Luiz Prado disse…
É... os poliqueiros ficaram anos e anos tentando tapar o sol com a peneira. Agora, só falta remover de vez o próprio conceito de reserva legal da lei, porque é um onceito otário. No lugar dele, seria melhor introduzir o conceito de segurança alimentar a nível regional e até micro-regional. Essa noção, adotada há muito por países europeus e até por causa das muitas guerras, torna-se mais importante diante das inevitáveis mudanças climáticas, além de reduzir o custo de transporte de alimentos perecíveis (e as emissões correspondentes também).